O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) concedeu bolsas de estudo para 40 estudantes moçambicanos frequentarem cursos de licenciatura nas áreas de gás, petróleo e minas.
Desse grupo de beneficiários, 30 já partira e vão estudar na Universidade de Petronas na Malásia nos próximos cinco anos, e ao longo da sua formação o Estado vai desembolsar mais de 1740 mil dólares, esperando que eles depois venham satisfazer as necessidades do país.
As áreas especificas dos estudos incluem engenharias de geologia de minas, petróleos, química, e electrónica.
O outro grupo de dez bolseiros deverá seguir para Alemanha só em Setembro, devendo frequentar os estudos na Universidade Técnica de Freiberg
Falando na cerimónia de despedida do primeiro grupo, a chefe do Departamento de Recursos Humanos do MIREME, Marta Pecado, explicou que os trinta estudantes foram escolhidos de um total de 1235 candidatos em todo o país e representam as províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete, Niassa, Zambézia, Manica, Inhambane, Gaza e Maputo.
Marta Pecado disse ainda que neste processo foi atribuída uma cota de 20 lugares para estudantes provenientes das zonas de implementação dos grandes projectos tais como os distritos de Palma, Larde, Moma, Macomia, Mueda, Moatize e Govuro, sendo que as restantes vinte vagas estão reservadas para outras partes do país.
A deslocação dos bolseiros enquadra-se na estratégia de formação de quadros nacionais para o sector dos recursos minerais e energia aprovada em 2010 e que prevê o envio anual de estudantes para universidades reconhecidas no mundo.
Deixe uma resposta