Qual é o papo das negociações entre Rússia e Ucrânia que iniciam hoje?

A Rússia e a Ucrânia vão entrar, hoje, numa nova ronda de negociações presencias que está a ser organizada pela Turquia, a fim de reestabelecer a ordem no território ucraniano.

As delegações dos dois países vão encontrar-se em Istambul, de acordo com a presidência turca, que mantem reservas quanto a um desfecho favorável as duas partes.

O centro das negociações poderá ter como principais temas a neutralidade da Ucrânia, o abandono da ideia de aderir à NATO e a garantia de que o país não vai desenvolver armas nucleares. No entanto, recorde-se que Kiev já adiantou indisponibilidade para não ceder a qualquer tipo de argumento que vise concessões em relação à integridade territorial.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou que haverá um encontro “com as delegações antes da reunião” e garantiu que as conversas telefónicas com Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskyy “estão a caminhar numa direcção positiva.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros mostrou-se menos confiante no sucesso deste encontro. Ainda esta segunda-feira, Sergey Lavrov rejeitou a ideia de que esta seria uma boa altura para os presidentes de ambos os países se reunirem.

Partilhar este artigo