Mais de 12 mil moçambicanos que trabalham nas minas e no sector agrícola na África do Sul confirmaram o seu regresso a Moçambique para passar as festas do Dia da Família (Natal para os cristãos) e fim do ano junto de familiares e amigos.
Segundo o delegado do Ministério do Trabalho na África do Sul, João Almeida, os primeiros mineiros moçambicanos vão partir no dia 20 do mês em curso, visto que muitas empresas interrompem as actividades laborais no dia 19.
“Em princípio, os trabalhadores vão regressar normalmente às suas zonas de origem, como acontece noutros anos. Vamos solicitar apoio das autoridades policiais por forma a garantir que o grupo tenha uma viagem segura”, afirmou João Almeida, numa publicação do jornal Notícias.
Em relação ao voo das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) que no ano passado transportou mineiros usando o Aeroporto de Chongoene, em Gaza, João Almeida disse que estão a ser envidados esforços para que os trabalhadores das minas tenham facilidades para viajar de avião.
“No que diz respeito ao número de mineiros que vão usar o voo da LAM, estão a decorrer inscrições nas minas para obter o total dos que pretendem viajar via aérea. Neste momento, o sector aguarda por alguns detalhes da LAM”, referiu Almeida.
Refira-se que, no ano passado e de forma inaugural, pouco mais de três mil mineiros viajaram de avião a Moçambique para passarem as festas com as respectivas famílias.
(Foto DR)
Deixe uma resposta