A Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) aguarda a recepção do balanço do Plano Económico e Social (PES) de 2023, documento na base do qual são feitas as propostas de reajuste dos salários mínimos sectoriais, escreve o “Notícias”.
Alexandre Munguambe, secretário-geral da OTM-CS, afirmou ao que espera receber o documento até Março, só nessa altura se poderá avançar com os passos subsequentes de negociações.
Disse que a expectativa é que os salários mínimos a serem aprovados este ano venham minimizar o custo de vida, uma vez que os preços dos produtos básicos têm vindo a aumentar.
Recordou que o salário mínimo em vigor no país não responde às necessidades do trabalhador, mesmo para uma família composta por quatro membros.
No entanto, Munguambe referiu que as percentagens aprovadas para o cálculo dos salários mínimos em vigor resultaram dos consensos alcançados na mesa de negociações da Comissão Consultiva do Trabalho, órgão tripartido no qual estão representados o Governo, empregadores e trabalhadores. (Notícias)
Deixe uma resposta