ProIndicus: Negociação da dívida com o Credit Suisse e bancos nacionais visa proteger sistema financeiro nacional

ProIndicus: Negociação da dívida com o Credit Suisse e bancos nacionais visa proteger sistema financeiro nacional

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, explicou, recentemente, que a negociação da dívida das ProIndicus com o Credit Suisse, actual Grupo UBS, e a banca nacional que cedeu os empréstimos, visa proteger o sistema financeiro moçambicano.

Citado pelo Notícias, ele referiu que o acordo com as instituições financeiras prevê que o pagamento da dívida ocorra em moeda nacional, evitando o uso de moeda estrangeira.

“Para nós, penso que foi uma boa notícia. Conseguimos reduzir essa dívida comercial, mas neste processo eles não eram os únicos credores, havia outros que exigiam pagamento”, disse Zandamela, estimando que já tenham sido pagos cerca de 46 milhões dólares norte-americanos.

Ele falava no fim da sessão do Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique, tendo explicado que o recurso às reservas públicas para o pagamento das dívidas foi uma medida incontornável.

Moçambique retirou o processo judicial contra o Credit Suisse na condição de o banco não exigir o pagamento da dívida. A medida não se estendeu a bancos comerciais, incluindo os nacionais que comparticiparam na concepção da dívida.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.