Processo eleitoral na cidade de Maputo foi marcado por elevado número de votos sem destino

Processo eleitoral na cidade de Maputo foi marcado por elevado número de votos sem destino

A Comissão distrital de eleições na cidade de Maputo divulgou ontem, domingo (13), os resultados do apuramento intermédio das eleições da passada quarta-feira (09), que resultaram na vitória do partido Frelimo e do seu candidato presidencial, Daniel Chapo, com pouco mais de 50% de votos expressos.

Num processo eleitoral marcado por um elevado número de votos nulos e em branco, confirmou-se a tendência que aponta o PODEMOS e o seu candidato presidencial, Venâncio Mondlane, como o líder da oposição na capital.

Segundo uma publicação da Revista Terra, a acta do apuramento intermédio, aprovada por “consenso e aclamação”, aprovada por consenso e aclamação pelos membros da Comissão Provincial de Eleições da capital do país, indica que para a eleição legislativa, a Frelimo conquistou 57,78% de votos, seguido do PODEMOS com 20,53%.

Em terceiro lugar ficou a Renamo com o correspondente a 12,62% de votos expressos, enquanto o MDM ficou em quarto lugar com 6,34%.

Dos mais de 20 partidos inscritos ao nível da cidade de Maputo, oito candidaturas, nomeadamente, PANAHOC, PAHUMO, PDD, PRDS, PASOMO, PDM, CDU, PANAMO/CRD, não tiveram qualquer voto.

Entretanto, de acordo com os dados oficiais, a capital do país tinha inscrito 676 757 eleitores dos quais, apenas 426 389, correspondentes a 63% foram votar.

Dados curiosos indicam que dos eleitores que foram às urnas, as urnas para Presidente da República registaram 17 234 votos nulos e um expressivo 28 916 votos em branco.

Já para a eleição dos deputados, houve registo de 8 123 votos nulos e 8 858 em branco.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.