A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou hoje que deteve 371 pessoas, em todo o país, em resultado dos protestos na quinta-feira e a madrugada de hoje.
De acordo com Orlando Mudumane, alguns dos cidadãos foram detidos por envolvimento em confrontos com agentes a PRM.
“Foram detidos 371 indivíduos e lavrados 44 processos-crime e remetidos ao Ministério Público para posteriores trâmites legais”, disse o porta-voz.
Mudumane falava à imprensa no balanço da ação policial face às manifestações de quinta-feira convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
“No cômputo geral, foram registados em todo o país, 52 ocorrências relevantes com destaque para 19 casos de desordem pública generalizada, 17 arrombamentos de estabelecimentos comerciais e saque de bens, 11 vandalizações de infraestruturas públicas e privadas, duas viaturas incendiadas e uma tentativa de invasão a um posto policial”, apontou.
O saldo aponta ainda para a identificação de 20 pessoas feridas, entre as quais oito agentes da polícia. Em vários pontos da cidade de Maputo, 17 estabelecimentos comerciais foram vandalizados.
“Indivíduos de conduta duvidosa protagonizaram manifestações desordenadas, bloquearam vias públicas, queimaram pneus nas rodovias, vandalizaram e/ou destruíram bens públicos e privados, arrombaram estabelecimentos comerciais e saquearam vários bens”, referiu.
Deixe uma resposta