Primeiro-ministro desafia nova PCA do FUNAE para acelerar a electrificação rural

Primeiro-ministro desafia nova PCA do FUNAE para acelerar a electrificação rural

O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, desafiou nesta quarta-feira (06), a nova Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), Isália Dimene, para acelerar a ligação da electricidade à população que vive em zonas ainda sem cobertura da Rede Eléctrica Nacional (REN), até 2030.

Falando durante a cerimónia de tomada de posse, em Maputo, Maleiane destacou o enorme potencial energético de Moçambique que propicia condições para a aceleração e consolidação do processo de electrificação nacional, bem como tornar o País um dos principais fornecedores de energia limpa à região austral.

“O nosso compromisso é levar energia, cada vez mais, aos moçambicanos a fim de alcançarmos a meta de acesso universal a energia em 2030. Para o efeito, as energias renováveis são importantes para o alcance deste desiderato”, disse o governante, citado pela AIM, tendo sublinhado que a electrificação com base em sistemas isolados, fora da REN, são e continuarão a ser fundamentais para duplicar a capacidade de geração nacional de energia e, sobretudo alcançar cidadãos em zonas distantes da Rede.

Além disso, o primeiro-ministro instruiu a nova PCA do FUNAE, a cumprir as metas de inclusão das energias novas e renováveis na electrificação do país, conforme preconizado no Programa Quinquenal do Governo 2020-2024; foco no alcance das metas de electrificação das sedes dos postos administrativos, bem como na mobilização de financiamento para os projectos conducentes à meta da universalização do acesso a energia em 2030.

Por sua vez, Isália Dimene, assegurou estar ciente do compromisso pois a equipa está formada.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.