O primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Moçambique operado pela British Petroleum (BP) chegou a Espanha esta quarta-feira, depois de ter partido do Coral Sul, em Cabo Delgado, há quase um mês.
De acordo com dados de localização, o navio que transporta 173 400m3 ancorou em Bilbao, no Anchorage de Bilbao. A viagem durou 24 dias e seis horas.
O petroleiro transporta a primeira exportação de GNL de Moçambique ao abrigo de um contrato de compra e venda a longo prazo com a gigante britânica BP. O LNG foi produzido em Rovuma, em Moçambique, pelo Projecto Coral Sul FLNG.
A reserva explorada pela BP, e uma das mais valiosas encontradas na Africa Subsaariana. O início da exportação e visto, em vários quadrantes, como um escape para o progresso económico de Moçambique.
A guerra russo-ucraniana reacendeu o apetite europeu pelo petróleo e gás africano. No entanto, o Reino Unido está a ser forçado por activistas a abandonar o projecto em Moçambique em nome do clima. Existe já um processo no Tribunal de Recursos que contesta a decisão do Governo britânico e aprovar 1,15 mil milhões de dólares para o projecto Coral Sul-FLNG, em Moçambique. (news24 e maritimeintelligence)
Deixe uma resposta