O Presidente da Resistência Nacional Moçambicana, Ossufo Momade, acusa a comunidade internacional de traição e falsas garantias de criação de condições para a realização de eleições justas e credíveis.
“Nós fomos traídos. Quando estávamos lá na serra da Gorongosa, a comunidade dizia que tudo iria acabar, que tinham falado com Nyusi e a Frelimo sobre a necessidade de se ter eleições livres, justas e transparentes”, disse.
O Presidente da Renamo apontou o dedo durante uma entrevista ao canal televisivo STV, esta quarta-feira.
Ossufo entende que a comunidade internacional reconhece a vitória da Renamo nas eleições autarquias, contudo condena a ausência de sanções contra o partido Frelimo.
“Não basta apenas dizer que a Renamo ganhou e que condenam [fraudes] é preciso sanções. Existe aqui um problema de interesses que quando deixar de haver [a comunidade internacional] vai deixar as coisas acontecerem”, disse.
Ele anuiu tratar-se de uma acusação directa à comunidade internacional e questionou por que razões não condenam o Governo da Frelimo.
“Por que deixam as coisas acontecerem? Este ano vamos ter eleições e vamos continuar com os mesmo problemas”, antecipou.
Deixe uma resposta