Presidente da Assembleia Provincial defende medidas económicas específicas em Cabo Delgado

O presidente da Assembleia Provincial de Cabo Delgado, Francisco Loureiro, defendeu nesta quarta-feira, na cidade de Pemba, um pacote de medidas de aceleração económica específicas para a província, assolada por ataques rebeldes há quase seis anos.

Para Francisco Loureiro, “Cabo Delgado é um território nacional que sabemos todos que está a atravessar um momento difícil”.

“Julgo que as medidas anunciadas pelo Presidente são medidas gerais, porquê não medidas específicas também ao nível da província de Cabo Delgado?”, questionou o responsável, citado pela Lusa, que falava durante o seminário de divulgação do Pacote de Aceleração Económica (PAE), organizado pelo Ministério das Finanças na cidade de Pemba.

Recorde-se que o PAE foi anunciado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em Agosto de 2022, como um conjunto de 20 medidas de carácter fiscal, administrativo e financeiro destinado a facilitar a vida das empresas e a impulsionar o crescimento económico em todo país.

No entanto, as dificuldades de acesso às zonas recuperadas são apontadas pelo presidente da Assembleia Provincial de Cabo Delgado como um dos principais entraves, um problema que podia ser resolvido com a definição de um pacote de medidas específicas.

A província de Cabo Delgado enfrenta há quase seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.