O Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, vai visitar Moçambique, no âmbito de uma deslocação a África para participar na cimeira do bloco de economias emergentes BRICS.
A visita de Estado a Moçambique foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba, na rede social X (antigo Twitter), sem revelar mais detalhes sobre a agenda de Díaz-Canel a Moçambique.
A mensagem do ministério confirmou ainda que o Presidente de Cuba vai começar a passagem por África com uma visita de Estado a Angola, algo já anunciado no sábado pela presidência angolana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano disse ainda que Díaz-Canel vai visitar também a Namíbia e participar, na qualidade de presidente rotativo do Grupo dos 77 e China (um bloco de países em desenvolvimento), na cimeira do BRICS.
A cimeira do bloco BRICS – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – está marcada para Joanesburgo, entre 22 e 24 de Agosto.
China, Brasil, Índia e África do Sul vão ser representados pelos respectivos chefes de Estado na cimeira. A Rússia, que também integra o bloco, vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.
Na agenda da cimeira de Joanesburgo deste ano está a possível ampliação dos BRICS.
Vários países africanos manifestaram o desejo de ingressar no bloco, incluindo Argélia, Egipto e Etiópia.
Um total de 69 países foram convidados para a cimeira, incluindo todos os estados africanos.
Os BRICS ganharam renovada importância no contexto da imposição de sanções contra a Rússia, visando isolar o país do comércio internacional, na sequência da invasão da Ucrânia.
Deixe uma resposta