O sector empresarial de Inhambane alerta que o aumento do preço dos combustíveis poderá afectar o preço de produtos alimentares básicos, nomeadamente arroz, açúcar, óleo de cozinha, ovos entre outros durante a quadra festiva que se avizinha.
Segundo o Presidente do Conselho Empresarial Provincial de Inhambane, Abdul Razak Abdul, a maior parte das famílias, particularmente de baixa de renda não vai passar as festas de forma condigna, porque o poder de compra será reduzido com o aumento do preço dos principais produtos.
Aquele responsável alertou sobre a possibilidade de a província vir a enfrentar problema de escassez de frango devido à insuficiência de insumos no mercado local para a sua produção. Esta situação, segundo disse, deveu-se à greve ocorrida recentemente na vizinha África do Sul que culminou com a vandalização de muitas áreas de produção de frangos.
“A quadra festiva é um momento de celebração, mas também uma oportunidade para ganhar dinheiro. Por isso, o Conselho Empresarial Provincial já está em contacto com a província de Manica para que os nossos produtores de frangos possam adquirir insumos nos próximos dias e evitar ruptura no seu fornecimento”, disse Abdul Razak.