O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou, o novo ministro dos Transportes e Comunicações a criar soluções para a mobilidade rodoviária de qualidade e em quantidade, bem como desenvolver um sistema de transporte em massa, no país.
Nyusi falava hoje na cerimónia de tomada de posse de Mateus Magala para o cargo de Ministro dos Transportes e Comunicações.
“Um dos constrangimentos do sector de Transportes e Comunicações é a dificuldade dos moçambicanos se fazerem presentes em diversos lugares por não ter acesso aos meios rodoviários, ferroviário, aéreos e marítimos”, sublinhou o Presidente, durante o seu discurso.
Nyusi disse que a existência de transporte fiável e seguro é essencial para que as crianças cheguem cedo à escola, os jovens cumpram com as suas obrigações e conheçam o país, enquanto os adultos vão chegar a tempo nos locais de trabalho com o conforto necessário.
Disse ainda que com os meios seguros, os comerciantes podem fazer chegar as suas mercadorias, bens e serviços nos pontos de venda em qualquer parte do país.
Falou igualmente da necessidade de rentabilizar as empresas de transporte e comunicações das empresas do sector publico. “E necessário prosseguir com a restruturação destas empresas mediante um plano assento em prossupostos realistas e objectivos cujo a evolução pode ser progressiva em função da rentabilidade da empresa”, referiu o chefe do Estado.
Deixe uma resposta