O Presidente da República, Filipe Nyusi, exonerou hoje o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, e a vice-Ministra, Manuela Joaquim Ribeiro, de acordo com uma nota do Gabinete de Imprensa da Presidência da República recebida na nossa redacção.
No entanto, o documento não refere se já foram indicadas novas pessoas para ocuparem os dois lugares.
Janfar Abdulai manteve-se no cargo desde que fora nomeado em 2020. No entanto, logo de início, vozes da sociedade civil pronunciaram-se várias vezes sobre a alegada falta de competência do jovem Ministro, pelo seu afastamento “fora demorado”.
A demissão de Janfar Abdulai ocorre numa altura em que o país se vê num emaranhado de problemas no sector para os quais claramente o Ministro não teve cabedal para lidar.
A título de exemplo, o conflito entre o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) e a Brithol Michcoma, de falta de pagamento de uma dívida que originou a suspensão de emissão de cartas de condução biométricas.
As constantes subidas de preços de combustível que levantam alguma suspeita quanto a sua real necessidade e que trouxerem consigo a subida dos preços dos transportes.
Mais recentemente, e talvez a mais preocupante, a decadência da Moçambique Telecom, SA (Tmcel) que deve receber das instituições do Estado cerca de mil milhões de meticais, que está embrulhada em dívidas e viu-se obrigada a ceder algumas das suas infraestruturas para fechar o saldo, e que esta a pagar os seus colaboradores a conta-gotas.
Estes podem ser uns dos poucos factores de gestão que precipitaram a queda de Janfar e sua vice.
Deixe uma resposta