PR exalta convivência harmoniosa entre homem e fauna bravia: “Tenho amigos que são elefantes: Mr President e The Gentleman”

PR exalta convivência harmoniosa entre homem e fauna bravia: “Tenho amigos que são elefantes: Mr President e The Gentleman”

O presidente da Republica, Filipe Nyusi, exaltou, na terça-feira (04), em Maputo. a convivência pacífica entre o homem e os animais da fauna bravia.

O PR falava na abertura do VII Congresso internacional de educação ambiental da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, que tem por objectivo promover o intercâmbio científico, oportunidades de cooperação e partilha de experiências pedagógicas.

“Em Moçambique temos um convivência positiva entre a fauna bravia e as comunidades através de iniciativa de personalização de espécies. Eu, pessoalmente, carinhosamente, atribuí nomes a animais selvagens. Tenho amigos que são elefantes: Mr President e The Gentleman, mas também temos Princess Inocent, esse é um rinoceronte. Muito recentemente também [atribuímos] nome a um búfalo, que tem a designação de Reconciliation. Estivemos à procura do leão. Conseguimos, mas depois escapou-nos. Demos volta, mas depois conseguimos búfalo. Reconciliou-se connosco”, enumerou o PR, citado pela Rádio Moçambique.

De acordo com Nyusi, as lideranças política devem estabelecer um compromisso sério com a educação ambiental. E, para o caso de Moçambique, as políticas ambientais estão relacionadas com o conhecimento das comunidades locais.

“As boas práticas locais, as tais ditas indígenas, estão enraizadas no maneio e conservação dos ecossistemas da biodiversidade. A nossa visão é de que a educação ambiental não deve ser um processo unidureccional, de cima para baixo. Existem muitos aspectos positivos que as comunidades locais podem transmitir na preservação do ambiente”, disse.

Não obstante os desafios de combate a erosão costeira, mineração desenfreada e desmatamento da floresta em algumas províncias do pais, O PR considerou, na sua elocução, que a conservação dos ambientes marinhos e costeiros uma grandes apostas dado que 26% do território nacional é coberto por áreas de conservação  entre eles parques e reservas especiais.

Entre os vários tópicos, o encontro multilateral procura igualmente discutir os possíveis contributos da educação ambiental para os grandes projectos de desenvolvimento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.