Na conferência de imprensa de balanço da visita de quatro dias efectuada ao Botswana, o Chefe de Estado moçambicano destacou os acordos firmados nas áreas da agricultura, petróleo e gás, energia, recursos minerais, defesa e segurança.
“Celebramos acordos, por exemplo, na área de cooperação, mas também tivemos acordos de geologia e minas, procedimentos da comissão mista que mais tarde queremos transformá-la na comissão bienal, onde já participam Chefes de Estado. Agora esse é a nível dos ministros. Mas também os nossos empresários celebraram acordo. A Petromoc por exemplo, vai vender combustíveis a este país. É um ganho para nós. Também a electricidade, Botswana vai comprar energia em Moçambique”, disse à comunicação social.
Além de ter testemunhado a assinatura de vários acordos e participado no Fórum de Negócios Moçambique–Botswana, o Presidente da República participou na inauguração do Museu Samora Machel em Lobatsi e mantive encontro com a comunidade moçambicana residente no Botswana.