A covid-19 deve começar a ser encarada como uma gripe comum em Portugal, tal como já está a acontecer na Espanha, sugerem alguns especialistas.
As formas de contracção do vírus e o seu comportamento no organismo humano já são conhecidos em todo o mundo e isto é possível de prever, depois de dois anos em plena pandemia.
As propostas dessa nova estratégia de lidar com a covid-19 consideram a necessidade de se parar de contar os casos diariamente e cada indivíduo fazer a si mesmo, ou seja, por conta própria, a avaliação dos sintomas e riscos da doença.
“Em vez de nós testarmos, registarmos e isolarmos todos os casos devemos utilizar um critério muito mais clínico, por exemplo, aconselhar para que a pessoas que apresente sintomas fique em casa e mantenha o distanciamento”, sugeriu a infecciologista do Centro Hospitalar São João, em Portugal.
Apesar de ser o ideal a se fazer, o momento parece menos adequado devido à sobrecarga dos sistemas de saúde e muito menos deve ser adoptado drasticamente, mas deve entrar em debate o quanto antes.
E o Director do Serviço de Urgência do mesmo centro disse que na ausência de uma outra nova variante o inverno é o melhor período para se implementar a ideia.
“Devemos estar tranquilos e avaliarmos essa sintomatologia em articulação com as equipas médicas para que seja feita a admissão em urgência e a ida aos hospitais sejam em casos necessários”, corroborou com a proposta o imunologista do I3S, Nuno Alves.
Contudo, a constante avaliação dos casos deve continuar, defendem os especialistas.
Fonte: rtp