Portos africanos recebem USD 1,7 mil milhões em investimento

A multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos, DP World, e a agência de financiamento para o desenvolvimento do Reino Unido, CDC Group, anunciaram, esta semana, um investimento conjunto de até 1,72 mil milhões de dólares em infraestrutura logística em África.

Um nota conjunta refere que, inicialmente o projecto vai priorizar a modernização e expansão de três portos operados pela DP World. Um porto em Ain Sokhna, Egipto, outro no Dakar, Senegal e Berbera na região norte da Somália, a Somalilândia. Só depois de terminada a primeira é que se vai abranger outras regiões do contintente.

Citado no comunicado, o CEO do DP World Group, Sultan Ahmed bin Sulayem, sustentou a expectativa de sucesso que se pode alcançar com a parceria.

“Ao combinar o nosso conhecimento sobre portos e logística e a experiência do CDC em investimento em infraestrutura em África, podemos: (i) aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento; (ii) melhorar a conectividade comercial; e, em última análise, aumentar o valor para todas as partes interessadas”, lê-se.

As empresas perspectivam beneficiar indirectamente cerca de cinco milhões de pessoas até 2035.

De acordo com o gerente da CDC para a África, Tenbite Ermias, a parceria planeia investir, junto com os portos, em infraestrutura como depósitos de contentores e parques empresariais. No entanto, o CDC terá participações minoritárias em todos os três portos com a DP World cedendo acções em todos eles.

Partilhar este artigo