O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, revelou recentemente em Moamba, que o Porto de Maputo deverá aumentar o volume de carga manuseada na ordem de 15 milhões de toneladas por ano.
De acordo com o Notícias, o actual volume de carga é de 32 milhões de toneladas que, com o incremento, deverá passar para 57 milhões de toneladas.
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo está igualmente a trabalhar para aumentar a capacidade de manuseio de contentores, dos actuais 270 mil para um milhão, segundo o jornal.
Está é uma perspectiva que resulta de um investimento de mais de dois biliões de dólares e retorno directo de mais de oito biliões de dólares a favor do Estado, dentro do prazo de 25 anos de extensão do contrato de concessão com a entidade gestora do Porto de Maputo.
O Porto de Maputo fechou o ano passado com o registo de 26,7 milhões de toneladas, e prevê-se que feche este ano com 30 milhões de toneladas, segundo Osório Lucas, o Director Executivo do Porto de Maputo.
Deixe uma resposta