O Porto da Matola prevê manusear 3.718.548 toneladas de carga diversa até ao final deste ano, representando um aumento de 75.548 toneladas (2%) relativamente ao ano passado quando manuseou 3.643.000 toneladas.
No ano passado, terminal de líquidos a granel, responsável pelo recebimento de combustíveis e óleos brutos, manuseou 1.572.580 toneladas métricas, prevendo um aumento para 1.569.443 toneladas métricas.
O terminal tem capacidade para manusear até três milhões de toneladas métricas, estando a ser explorado a cerca de metade da sua capacidade.
O terminal de alumínio foi responsável pelo manuseio de 1.864.447 toneladas no ano passado, esperando-se este ano movimente cerca de dois milhões de toneladas, o total da sua capacidade.
O terminal de carvão tem uma capacidade para manusear até seis milhões de toneladas, mas as previsões indicam para um aumento de movimento de carga para nove milhões. Isto deve-se ao aumento de carga que chega por via rodoviária a partir da África do Sul com destino à Europa.
O terminal da empresa Silos e Terminal Graneleiro da Matola (STEMA) manuseou 205.942 toneladas no ano passado, e este ano espera uma queda para menos de 150.000 toneladas.
O desempenho da STEMA no ano passado deveu-se à carga de trigo oriundo da África do Sul, exportado através do Porto da Matola numa emergência, e não necessariamente pela conquista de cliente, explicou o Director do Porto da Matola, Arlindo Fondo, citado pelo Domingo.
O fraco desempenho que tem marcado as actividades do terminal da STEMA, com capacidade para manusear meia tonelada de carga, tem que ver com a crise no Zimbabué, um dos principais clientes do terminal.
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