Porto da Beira é o mais eficiente da África Austral – Banco Mundial

Porto da Beira é o mais eficiente da África Austral – Banco Mundial

O Porto da Beira, na província de Sofala, é o mais eficiente ao nível da África Austral e o sexto com maior rapidez no manuseamento de carga na África Subsaariana. A informação é do mais recente relatório do Banco Mundial (BM) sobre o desempenho dos portos que manuseiam carga contentorizada no mundo.

Ao nível global foram avaliados um total de 370 portos, sendo que o Porto da Beira encontra-se na posição 270. Dizem os analistas do BM que a carga contentorizada leva menos tempo no Porto da Beira em relação a portos como o de Durban e o de Cape Town, na África do Sul, e o de Luanda, em Angola.

Na África Austral, a infra-estrutura é a mais eficiente, visto que está à frente de todos os portos da região, a exemplo do Porto de Maputo, que aparece na posição 321, do Porto de Durban na posição 364, Cape Town na posição 365, estes dois na vizinha África do Sul, e o Porto de Luanda, Angola, na posição 366.

Já na região da África Subsaariana, Beira é o sexto porto mais eficiente. Os três portos mais eficientes da região são o Porto de Matadi, na República Democrática do Congo, na posição 170, seguido do Porto de Berbera, na Somália, na posição 184, e o Porto de Conacry, na República do Guiné, na posição 242.

Para o administrador da Cornelder de Moçambique, Jan de Vries, o feito resulta do investimento em infra-estruturas, equipamentos, sistemas e pessoas.

“Para um terminal ser eficiente, é preciso investir em infra-estruturas e nós investimos na expansão do nosso parque de contentores, na armazenagem, na reabilitação dos cais, em guindastes modernos – parte deles consegue carregar dois contentores ao mesmo tempo e nas infra-estruturas de acesso para assegurar que os camiões podem entrar e sair o mais rápido possível”, explicou, citado pelo portal O País.

De referir que o Porto da Beira manuseia, actualmente, cerca de 300 mil contentores de carga por ano e projecta, a breve trecho, duplicar essa quantidade para cerca de 700 mil contentores manuseados por ano.

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