Polícia que extorquia polícias detido pela PRM

Um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, com a categoria de inspector, encontra-se detido desde sexta-feira indiciado de extorsão aos seus colegas no valor de cinco mil meticais.

Segundo o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção neste ponto do país, o facto ocorreu quando cinco membros da corporação pretendiam viajar em missão de serviço ao distrito de Muecate para a protecção dos locais de pagamento de subsídios aos grupos socialmente vulneráveis pelo Instituto Nacional de Acção Social (INAS).

Os agentes em causa receberam do INAS quatro mil meticais de subsídio de viagem cada um. Entretanto, o inspector detido obrigou a que cada um dos seus colegas lhe entregasse mil meticais do valor recebido, alegadamente por ordem do respectivo superior hierárquico.

Para o Gabinete de Combate à Corrupção, a atitude daquele inspector da PRM consubstancia corrupção passiva e é um acto ilícito e de abuso de cargo ou função.

A fonte refere que a detenção do polícia teve em vista evitar a sua fuga, bem como a perturbação da instrução do processo-crime visando a sua responsabilização. (Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.