Polícia moçambicana assassinou e deteve crianças durante manifestações

Polícia moçambicana assassinou e deteve crianças durante manifestações

Pelo menos dez crianças foram assassinadas e dezenas feridas pela polícia moçambicana durante as manifestações pós-eleitorais convocadas pelo Venâncio Mondlane em protestos contra os resultados eleitorais de 09 de Outubro.

Os números, de longe, revelam a brutalidade da polícia em nome da imposição da “lei e ordem publica” e uma violação grosseira dos direitos humanos.

A organização não-governamental internacional Human Rights Watch (HRW) responsável pela denúncia, diz que as forças de segurança moçambicanas também detiveram “centenas de crianças”, em muitos casos durante dias, “sem notificar as suas famílias, em violação do direito internacional dos direitos humanos”.

“Os protestos e a repressão governamental que se seguiu levaram a graves perturbações na educação em todo o país”, destaca a ONG em comunicado.

“As forças de segurança moçambicanas, que usaram a força ilegalmente contra manifestantes e transeuntes, também demonstraram um desrespeito chocante pela vida das crianças”, considera Allan Ngari, diretor de defesa de direitos humanos para África da HRW.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.