O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD vai continuar a apoiar Moçambique na implementação do projecto de iniciativas para promover a descentralização provincial.
O facto foi conformado esta quarta-feira, em Nampula, pelo Embaixador da Suíça em Moçambique, Oliver Burki, no lançamento deste projecto que vai abranger as províncias de Nampula e Niassa.
Oliver Burki disse que no quadro da cooperação Suíça em parceria com o PNUD, estabelece-se um alinhamento com o programa quinquenal do governo de Moçambique que visa promover a boa governação, desenvolvimento sustentável e ainda o compromisso da agenda 2030, que preconiza que os governos locais devem dar respostas imediatas as comunidades.
O representante residente Adjunto do PNUD em Moçambique, Francisco Roquette explicou que doravante o projecto vai criar mecanismos para impulsionar o funcionamento das instituições para que a população tenha acesso aos serviços sem dificuldades.
Entretanto, o governador de Nampula, Manuel Rodriguês, referiu que este projecto vem para contribuir para consolidação do diálogo sobre as prioridades de melhoramento dos serviços públicos nas províncias de Nampula e Niassa.