O Governo aprovou, através do Conselho de Ministros, o Plano de Contingência para a época chuvosa 2025-2026. De acordo com Inocêncio Impissa, porta-voz do Governo, que falava hoje, após uma sessão ordinária, o plano responde a um cenário de ocorrência de ventos fortes, inundações urbanas, seca, cheias e ciclones.
Impissa referiu que o plano está orçado em pouco mais de 14 mil milhões de meticais, com um défice de 8 mil milhões, que se espera seja reduzido através de outras fontes de financiamento.
O porta-voz explicou ainda que a política do plano foi alterada para investir na recuperação e não nos desastres. “A política agora alterou para investir na recuperação e não propriamente nos desastres. Nos desastres, o que vamos fazer é conseguir gerir o risco, mas o que queremos investir é mais no restabelecimento das pessoas e das condições para que as pessoas possam ser mais resistentes e resilientes às questões do risco”, finalizou.
Na mesma sessão, o Executivo aprovou a resolução que ratifica o Acordo de Assistência Mútua-Legal, em matéria penal entre a República de Moçambique e a República do Quénia. O Governo aprovou ainda a resolução que ratifica o Acordo de Extradição entre a República de Moçambique e a Federação Russa.
(Foto DR)


Deixe uma resposta