As empresas do grupo Sony dedicadas a robótica e inteligência artificial, a Sony IA, a Sony Interactive Entertainment (responsável pela PlayStation) e a Polyphony Digital (entidade responsável pelo desenvolvimento do videojogo Gran Turismo) anunciaram, na quarta-feira, a criação da GT Sophy (de Gran Turismo Sophy), uma agente de inteligência artificial concebida para enfrentar jogadores humanos em Gran Turismo.
“Prevemos um futuro em que os agentes de IA possam apresentar aos desenvolvedores e criadores novos níveis de inovação e abrir portas para oportunidades inimagináveis”, disse Ueli Gallizzi, vice-presidente sénior do Future Technology Group da Sony Interactive Entertainment. “Podemos ver níveis inesperados de envolvimento do utilizador, melhores experiências de jogo e a entrada de toda uma nova geração no mundo dos jogos.”
A Gran Turismo Sophy é capaz de, por exemplo, fazer ultrapassagens por fluxo de arrasto enquanto evita colisões que constituem falta e respeita as trajectórias dos adversários.
A GT Sophy foi treinada com recurso a uma nova plataforma de aprendizagem por reforço profundo, uma vez que nenhuma combinação existente de algoritmos e infraestruturas poderia resolver este desafio. O foco esteve em três parâmetros: controlo do carro de corrida – conhecimento profundo da dinâmica do automóvel, linhas de corrida e manobras de precisão; táticas de corrida – competências ao nível da tomada de decisões numa fracção de segundo, como ultrapassagem por fluxo de arrasto, ultrapassagens cruzadas e até algumas manobras defensivas como o bloqueio; etiqueta de corrida – cumprimento das regras de desportivismo, que é considerada essencial para o fair play, incluindo evitar as colisões faltosas e respeitar as trajectórias dos adversários.
A Sony AI testou as capacidades da GT Sophy através de uma corrida contra quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo do mundo, em dois eventos do Desafio Race Together 2021, que se realizaram a 2 de Julho e 21 de Outubro do ano passado. Após algumas melhorias efectuadas à agente com base nos resultados da primeira corrida, a GT Sophy superou os melhores pilotos humanos de GT nas corridas cronometradas e numa corrida do FIA-Certified Gran Turismo Championships, no segundo evento em Outubro.
“A Gran Turismo Sophy representa um desenvolvimento significativo na IA, cujo objectivo não é apenas ser melhor do que os jogadores humanos, mas também proporcionar-lhes um adversário estimulante que consegue acelerar e elevar as técnicas e criatividade dos jogadores a um nível superior”, refere Hiroaki Kitano, CEO da Sony AI, em comunicado de imprensa. “Além de contribuir para a comunidade dos jogos, acreditamos que este avanço oferece novas oportunidades em áreas como a corrida autónoma, a condução autónoma, o controlo e a robótica de alta velocidade”, acrescenta.
Fonte: visao e sie