A petrolífera chinesa, CNOOC Hong Kong Holding Limited, submeteu licitações para a pesquisa de hidrocarbonetos em cinco áreas offshore de Moçambique, de acordo com o Instituto Nacional do Petróleo (INP).
A CNOOC tenciona pesquisar hidrocarbonetos nas áreas S6-A, A6-G, A6-D, S6-B e A6-E, que estiveram disponíveis no sexto concurso para concessão de áreas de pesquisa e produção de hidrocarbonetos.
Estavam disponíveis seis áreas, tendo a petrolífera italiana Eni Mozambico Spa apresentado proposta para a pesquisa na área A6-C. O documento diz que as áreas estão localizadas em Angoche e Save, de acordo com uma nota do INP.
O Presidente do Conselho de Administração do INP, Nazário Bangalane, enalteceu o interesse demonstrado pela Eni e CNOOC em investir naquelas áreas com comprovado potencial petrolífero.
No acto de abertura das propostas, Bangalane referiu que técnicos séniores de diferentes instituições do Estado, apoiados por um consultor externo, serão os responsáveis pela avaliação das propostas. A medida visa assegura transparência do processo.
O concurso, cujo prazo da submissão das propostas encerrou no dia 11 deste mês, foi lançado em Novembro de 2021 e o anúncio dos resultados deve ocorrer até ao dia 30 de Dezembro de 2022, nota o INP.
Deixe uma resposta