No global, 13.639.000 toneladas de carvão foram transportadas de Moatize, em Tete, para o porto de Nacala, via Malawi, isto durante o ano passado.
O carvão foi transportado ao abrigo de um acordo de concessão entre a antiga Vale Logistics Limited, agora Vulcan Logistics Limited, e o governo do Malawi, que permite a passagem de comboios de carvão através do país até Nacala, segundo avança a Radio Moçambique.
Além do volume de carga movimentada, o Malawi registou um desenvolvimento significativo e um posicionamento estratégico para o futuro no desenvolvimento ferroviário, particularmente no que diz respeito à integração regional efectiva.
Geoffrey Magwede, Director dos Serviços Ferroviários no Malawi, disse que os números demonstram que o transporte ferroviário é uma alternativa eficiente e económica ao transporte rodoviário para o comércio regional.
A fonte revelou que a reabilitação do troço ferroviário de Marka a Bangula até Limbe em Blantyre, ligando o distrito de Mutarara em Tete, envolve actualmente a construção de pontes no troço Limbe-Salima.
Através da ligação com Moçambique, o Malawi beneficia de acesso ferroviário directo aos portos de Nacala e Beira.
Magwede anunciou também que o Malawi lançou um estudo de viabilidade, com conclusão prevista para este ano, de expansão ferroviária para o norte do país, possivelmente com ligação à Tanzânia.
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