Paulina Chiziane fala da mulher na literatura na Feira do Livro da Beira

“O Lugar da Mulher na Literatura” é o título de uma palestra a ser orientada esta tarde pela escritora Paulina Chiziane, durante a cerimónia de abertura da segunda edição da Feira do Livro da Beira, organizada pela associação Kulemba e que decorre até sábado.

O evento deste ano propõe-se a reflectir sobre a relação entre a literatura, música e o património. Tem como pano de fundo as obras produzidas por músicos da “velha-guarda” de Sofala, a serem discutidas através de duas mesas redondas e uma palestra.

A romancista Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões-2021, o mais importante da língua portuguesa, é a convidada especial do evento e também orientará a conversa “O Lugar da Mulher na Literatura”, na Universidade Licungo, onde na manhã de sexta-feira estará numa sessão de autógrafos.

Ainda hoje, a Livraria Fundza volta a acolher uma mesa de debate subordinada ao tema “O retrato da mulher na música e literatura”, a ser orientado pelos oradores Joaquim Terousa, Nídia Chamussora e Julião Carlos. No dia seguinte, no mesmo espaço, é a vez de Urbano José, Domingos Brasso e Pedrito Cambrão debruçarem-se sobre o tema “Ndoita lenhi: a música como património imaterial”. Trata-se, na verdade, de um debate que tem como ponto de partida o álbum de músicas “Ndoita lenhi”, do artista Isaú Meneses.

A programação da Feira da Beira inclui ainda lançamentos de livros dos vencedores do concurso de crónicas da primeira edição do FLIB 2021, o lançamento do concurso de crónicas subordinado ao tema “Paz e reconciliação” e o da fotografia com o tema “Eu na Livraria”. Para além das actividades agendadas para decorrer na Livraria Fundza, serão realizadas feiras de livro em algumas instituições do ensino superior da província de Sofala.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.