Depositar resíduos sólidos fora do local apropriado e/ou queimá-los dentro de contentores passa a dar direito a multa e levar a instauração de um processo-crime contra quem o praticar, na cidade de Chimoio, província de Manica.
O edil da cidade explica que a queima de resíduos sólidos no interior de contentores reduz a longevidade do bem e provoca problemas de saúde pública, ao gerar enormes quantidade de fuligem e fumo.
Citado pelo Notícias, João Ferreira, disse que a prática de deitar lixo no chão ocorre em cidades moçambicanas, sendo que os munícipes de Chimoio, não se atrevem a fazê-lo quando viajam para a África do Sul ou Zimbabué.
No entanto, ele mostra-se satisfeito porque a maioria dos munícipes observa a postura urbana. Ele reconhece haver o desafio de sensibilizara a menor parte dos munícipes que ainda deita lixo no chão e o acumulam em covas e valas.
“Este tipo de comportamento condenável tem os dias contados. Quem atirar o lixo de qualquer maneira será penalizado”, frisou.
Nessa lista, o município de Chimoio vai incluir aqueles cidadãos que fazem covas e criam lixeiras em qualquer lugar, sem a autorização da edilidade. Isso dificulta a sua recolha e promove a ideia de inacção dos serviços de higiene e salubridade.
Por outro lado, garantiu que o município vai reforçar a frota de camiões para a recolha de lixo, e conta com a parceria de instituições internacionais.
Deixe uma resposta