Parlamento defende redução do IVA para a indústria de óleos, sabões e açúcar

Parlamento defende redução do IVA para a indústria de óleos, sabões e açúcar

A Comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade está preocupada com o peso que o IVA vem representando na indústria de açúcar, óleos e sabões e o impacto em cadeia no preço destes produtos no consumidor.

A preocupação foi expressa esta segunda-feira (4), pelo presidente daquela comissão parlamentar, António Boene, que defendeu a necessidade de voltar a baixar aquele imposto que, depois de alguns anos congelado, voltou a ser cobrado desde o início do presente ano.

“Nós estamos sensibilizados, relativamente, à necessidade de reduzir o IVA e o impacto que causa no preço final. Estamos em permanente contacto com o Governo para ver de que forma é que se pode tomar medidas paliativas para reduzir o impacto que o IVA está a causar nos sabões, óleos e açúcar, sobretudo para as famílias moçambicanas”, disse António Boene, citado pela Revista Terra.

Desde o descongelamento do IVA, o preço de sabões, óleos e açúcar disparou para valores que colocaram o susto da cesta básica cada vez mais caro, numa altura em que o sindicato dos industriais destes produtos, vêem manifestando o seu desagrado com o peso que aquele imposto está a representar nos custos de produção, alertando para o risco de algumas empresas virem a fechar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.