A Agência de Comércio da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) reuniram num seminário, recentemente, em Maputo, 45 empresários de ambos países que discutiram a possibilidade de criação, de um Mercado de Franquias “Franchising”, no âmbito da preparação da 30.ª Exposição Internacional Franchise, a realizar-se em Junho na cidade de Nova Iorque.
O Mercado de Franquias constitui uma das formas para a CCM ajudar os empresários nacionais a acederem aos mercados internacionais com mais facilidade, de acordo com o Presidente da agremiação, Álvaro Massingue.
Referiu o responsável que Moçambique pode “invadir” o espaço internacional através da gastronomia e as expressões culturais, sendo estas apenas duas das inúmeras categorias do potencial competitivo para conquistar o mercado internacional.
“Neste Webinar encorajo-vos a identificarem o que de melhor temos para oferecer ao mundo e conquistar o mercado Moçambique e EUA, pois o mercado mundial de franquia exige ousar, divulgar, investir e conquistar o mercado”, frisou.
Por seu turno, a encarregada de negócios da embaixada dos EUA em Moçambique, Abgail Dressel, afirmou que o sector privado é um parceiro valioso para o desenvolvimento económico, por isso o seu país continua a apoiar centenas de exportadores a aceder ao mercado americano.
A embaixada dos EUA explicou que a iniciativa de franchising “chave na mão” visa diversificar as bases de economia de Moçambique, promover o empreendedorismo e negócios bem-sucedidos globalmente e ainda trazer prosperidade aos empreendedores afectados pela pandemia da covid-19.
De acordo com a Associação Internacional de Franquias, os Estados Unidos possuem o mercado de franquias mais consolidado do mundo, criando cerca de 9,1 milhões de empregos directos e contribuindo 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) anual.