O Porto de Maputo vai criar um interposto para camiões, na Província de Maputo. A medida surge como forma de aliviar o congestionamento na Estrada Nacional Número Quatro, sobretudo nas horas da ponta.
O interposto terá entre 10 e 15 hectares e estará localizado no distrito de Moamba. As obras das instalações deverão ser custeadas pela empresa concessionária do Porto de Maputo, com uma duração prevista de três meses.
A informação foi revelada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, ontem durante um encontro que manteve com o governador da província de Maputo, Júlio Parruque.
De acordo com o ministro, em média, passam, por dia, 1200 camiões pela EN4 vindo da África do Sul, sobretudo com carvão e ferrocrómio.
Por seu turno, o governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, disse que é uma grande novidade para a população da província que dirige, pois há muitos transtornos devido ao congestionamento da via, provocado por camiões que se fazem à EN4.
O Governo vai também proibir a circulação de camiões nas horas de ponta. Neste sentido, o ministro dos Transportes e Comunicações disse que a ideia é proibir a circulação de caimões das seis às oito horas, durante as manhãs, e das 16 às 18 horas.
A longo prazo, o Governo pretende que a carga transportada por camiões seja passada para comboios, um trabalho que deve ser feito pelos Caminhos de Ferro de Moçambique e a empresa concessionária do Porto de Maputo.
Deixe uma resposta