Papa Francisco pede aos moçambicanos que não percam “a fé no caminho da democracia, da justiça e da paz”

Papa Francisco pede aos moçambicanos que não percam “a fé no caminho da democracia, da justiça e da paz”

O Papa Francisco referiu-se à situação em Moçambique e exortou os seus cidadãos a não perderem a fé no caminho da democracia, da justiça e da paz.

“As notícias que chegam de Moçambique são preocupantes. Convido todos ao diálogo, à tolerância e à busca incansável por soluções justas. Rezemos por toda a população moçambicana, para que a situação actual não faça perder a fé no caminho da democracia, da justiça e da paz”, disse o líder da Igreja Católica na sua mensagem Angelus proferida neste domingo (10), no Vaticano.

Na ocasião, Francisco citou também e rezou pelas vitimas das catástrofes naturais na Indonésia e na Espanha.

Segundo uma publicação da VOA, a mensagem do Papa surge quando Moçambique vive um momento de grande tensão pós-eleitoral com confrontos diários entre a polícia e manifestantes que continuam a pedir a reposição do voto popular por considerarem que a Frelimo, partido no poder, não ganhou as eleições presidenciais e legislativas de 09 de Outubro, como anunciou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Na sexta-feira, 08 de Novembro, os Bispos Católicos da África do Sul, Botswana e eSwatini (SACBC) enviaram uma carta aos membros da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) a expressão “solidariedade e orações com o povo de Deus” na sequência da agitação pós-eleitoral.

Dias antes, o porta-voz da CEM, lançou um veemente apelo à paz, tolerância e respeito à vida a todos os compatriotas.

“Neste momento de tensão, quando muitos se preparam para manifestar suas preocupações, como pastores sentimos a urgência de nos dirigir a cada um de vós com um apelo à paz, tolerância e respeito à vida”, disse em vídeo o arcebispo de Maputo dom João Carlos Hatoa Nunes.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.