Países da SADC terão um canal televisivo comum

Países da SADC terão um canal televisivo comum

A Associação das Televisões e Rádios Públicas (SABA) para Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) está a criar uma emissora televisiva, que se vai denominar “SABA TV”, para a transmitir conteúdos produzidos nos países membros.

A Comissão de Conteúdos da SABA reuniu-se hoje em Maputo, em um dos seus encontros trimestrais, para coordenar e debater a natureza dos conteúdos que serão transmitidos pelo canal, bem como sobre os desafios para criar o canal.

“O ponto principal que queremos discutir tem a ver com a produção de conteúdos para a região. Em princípio a SABA TV vai funcionar com os conteúdos produzidos nos canais associados, mas também temos produções próprias”, disse a representante da SABA.

Marta Odalah, disse que o acesso ao financiamento é um dos principais desafios para o “projecto sair do papel”.

“Nós não estamos a conseguir por o canal no ar porque requer uma grande infraestrutura. Esse é o grande ‘calcanhar de Aquiles’. A Associação foi criada por recomendação de membros dos Governos para funcionar como uma televisão independente. Os Governos ainda não assumiram este canal como seu. E, uma das discussões será como nos virarmos sem o financiamento do público”, referiu.

Odalah disse ainda que neste momento a SABA TV precisa de procurar parcerias, e apesar de já ter algumas se deve negociar os contratos e as formas de trabalhar, compensar.

O canal já devia estar no ar porque em termos de conteúdos “já os temos para cobrir 365 dias. (RM/TVM).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.