O Governo estendeu o prazo de pagamento de salários dos efectivos da polícia e da defesa utilizando, simultaneamente, o novo sistema “e-folha” e o antigo sistema, até Setembro deste ano, segundo o porta-voz do Conselho de Ministros.
“Os salários da PRM e da Defesa têm estado a ser atendidos no quadro em que foram orientados. Estamos nas fases finais desse processo. É um trabalho de continuidade e têm estado, inclusive, a ocorrer pagamentos em folhas paralelas para permitir que ninguém fique de fora. No entanto, há trabalhos contínuos para permitir que os pagamentos ocorram na plataforma definida para o efeito. Enquanto isso não ocorre as folhas paralelas continuam a ser utilizadas até o máximo de Setembro, mês que se pensa que os processos de migração e cadastramento de todos os membros das Forças de Defesa e Segurança tenham sido feitos”, referiu, na terça-feira (22), Inocêncio Impissa, após a 30ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.
Na semana passada, após a 29ª sessão do Executivo, o vice-Ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane, disse que o pagamento de salários das FDS ocorreria naqueles moldes até Agosto. Leiam mais…
Essa medida seguiu-se à uma ordem publicamente expressa pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para que se recorresse ao sistema antigo de processamento de salários e se honrasse com o dever de assalariar os efectivos das FDS até então fora da e-folha. Leia mais…
Impissa disse que ainda estão em curso, “mas já na fase final” os trabalhos de verificação dos dados dos efectivos das Forças de Defesa e Segurança (FDS) desenquadrados do novo sistema de processamento de salários, bem como do impacto orçamental.
“Estão em curso acções para a estabilização do processamento de salários nas Forças de Defesa e Segurança, nomeadamente, a conclusão do cadastro dos funcionários ainda em falta, que tiveram de receber alternativamente por via de folha paralela”, referiu.
A auditoria sobre a eficácia do sistema de pagamento de salários para o efectivos da FDS e dos civis ainda está em curso e, possivelmente, será concluído em Setembro, disse o porta-voz.
Por outro lado, ele revelou que 63% dos funcionários e agentes do Estado já têm processados seus salários referentes ao mês de Agosto. “Significa que até antes do dia 30, em princípio, devem terminar os 100% dos funcionários a ter ou a conhecer os seus ordenados.”
Deixe uma resposta