O Presidente da Renamo, e cabeça de lista às eleições presidenciais de 9 de Outubro próximo, Ossufo Momade, promete que, se for eleito, vai instituir três cidades capitais no país, com poderes distintos.
Na sua óptica, a capital do país, Maputo, que detém todos os poderes, vai servir apenas como capital política; a cidade da Beira, na província de Sofala, será a capital parlamentar; e tornar a capital do Norte, a cidade de Nampula, na província do mesmo nome, o centro económico do país.
“Queremos desenvolvimento. E nós queríamos que todas essas grandes cidades pudessem desenvolver, porque tudo está na cidade de Maputo”, disse.
Ele falava, na sexta-feira, para os potenciais eleitores na Ilha de Moçambique e no posto administrativo de Matibane, distrito de Mossuril, a província de Nampula.
Ossufo Momade diz que a salvação de Moçambique é a Renamo e o seu candidato presidencial. Mas também, aproveitou a ocasião para criticar o actual regime da Frelimo.
Ele redarguiu o que se tem elevado como “qualificações presidenciais” do candidato da Frelimo, com o facto de ter sido administrador de governador de província.
“Qual é a experiência, de corrupção, de deixar as crianças sentarem no chão na escola; a falta de medicamentos nos hospitais; o mau atendimento? É essa experiência que ele tem?”, questionou.
Deixe uma resposta