Óscares 2022: “Coda” eleito Melhor Filme

O filme da Apple TV+ “Coda – No Ritmo do Coração” venceu o prémio de Melhor Filme nos Óscares de 2022, na noite deste domingo, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América.

Contra todas as expectativas, Coda superou o principal favorito, “O Poder do Cão”, que terminou a noite com um prémio.

Eram, no total, dez indicados na categoria — “Coda” superou ainda “Amor, Sublime Amor, “Beco do Pesadelo”, “Belfast”, “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, “Licorice Pizza” e “Não Olhe Para Cima

O filme mais premiado da cerimónia foi “Duna”, eleito o Filme do Ano entre os quase 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A victória é histórica para a Apple porque “Coda” tornou-se na primeira produção de uma plataforma de streaming a vencer o Óscar de Melhor Filme.

O filme estreou há mais de um ano, no Festival de Sundance de 2021, e venceu todos os prémios das categorias para as quais foi nomeado: os troféus do júri e do público de Melhor Filme de Ficção dos EUA, o prémio de Melhor Direcção, Roteiro e Edição para a directora Siân Heder e o Prémio Especial do Júri para o elenco principal do filme.

Partilhar este artigo