A Ordem dos Advogados de Moçambique – OAM, representada pelo respectivo Bastonário Carlos Martins, recebeu na manhã desta terça-feira, 25 de Fevereiro, uma delegação da Comissão Nacional de Direitos Humanos – CNDH, chefiada pelo respectivo Presidente da comissão, Albachir Macassar, para dentre vários temas, analisar a situação actual do país no que concerne a situação dos Direitos Humanos.
Dos assuntos passados em revista, as duas instituições analisaram a possibilidade de estabelecer uma parceria, com vista a assegurar melhores resultados no acompanhamento dos casos em que ambas organizações se encontram envolvidas.
Ainda na esteira deste encontro, a CNDH solicitou informação detalhada sobre os casos sob a responsabilidade da OAM ou por esta monitorados, relacionados com violação de direitos humanos, com enfoque para as províncias, em particular a província de Nampula, para efeitos de monitoria.
Por fim, as partes acordaram sobre a necessidade de manter o diálogo interinstitucional bem como assegurar a participação da OAM no Fórum Anual para discussão e reflexão sobre Direitos Humanos em Moçambique, que será realizado pelo CNDH ainda durante o ano em curso.
Neste encontro, a OAM fez-se representar, para além do Bastonário, pelo Vice-presidente do Conselho Nacional, Arlindo Guilamba, a Conselheira do Conselho Nacional e Tesoureira, Thera Tobias Dai. Por parte da Comissão Nacional de Direitos Humanos, o Presidente da comissão fez-se acompanhar por dois quadros seniores daquela instituição, Exma Sra. Sandra Joaquim e o Exmo. Sr. Alberto Valate.
Deixe uma resposta