Ordem de Filipe Nyusi para pagar salários às FDS está sem efeito e polícias lamentam abandono

Ordem de Filipe Nyusi para pagar salários às FDS está sem efeito e polícias lamentam abandono

O Presidente da Associação Moçambicana de Polícias (AMOPAIP), Nazário Munambane, revelou, a terça-feira (13), que a ordem do Presidente da República, Filipe Nyusi, para o Governo regularizar os salários das Forças de Defesa e Segurança, com recurso ao sistema anterior à e-folha, não está a surtir os efeitos desejados para mais de 70% das reclamações.

“Não está a surtir efeito porque até hoje continuamos a assistir os membros da polícia da República de Moçambique ainda não receberam. Mesmo os que estão a receber estão a sofrer descontos de vários outros subsídios incorporados nos seus salários. Nos sentiríamos satisfeitos depois dos pronunciamentos do Comandante em Chefe das Forcas de Defesa e Seguranças [que a ordem estivesse a ser integralmente cumprida] pelas entidades que deveriam velar pelos processamentos dos salários”, disse.

Falando à STV, no programa Noite Informativa, referiu que paira um sentimento de abandono entre a classe policial pelo facto de o Governo não estar a atender as suas preocupações. “É verdade que os agentes da polícia estão  cansados.”

“O problema não está ultrapassado na totalidade. Algum trabalho está sendo feito, mas não nos satisfaz. Ainda persistem atrasos, cortes nos salários e subsídios. Os polícias parece que ficaram totalmente abandonados por parte dos Serviços Sociais da Polícia, sem assistência médica e medicamentosa e outras assistências”, disse.

Ele fez saber que aos polícias ainda são recomendados a apresentação de documentação para aferição e correspondência dos dados. Ainda assim, os salários saem com abates.

“Pensamos que é um problema técnico e esperamos que a entidade de direito explique ao polícias o que está a acontecer”, apelou, pois “não estão a ser cumpridas cabalmente as orientações do Comandante em Chefe”.

Nazário Munambane disse que em nenhum momento houve qualquer que fosse a explicação sobre os abates dos salários. Qualquer pedido de justificação para os cortes “os polícias são mandados escrever. É um processo longo.”

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.