O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Suhail al-Mazrouei, avançou, esta segunda-feira, a possibilidade de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) aumentarem oferta de petróleo em conformidade com a demanda no mercado.
O responsável assumiu que os EAU têm capacidade de fornecer volumes adicionais de petróleo ao mercado de acordo com as necessidades, e se for acordado pelo grupo OPEP+.
A Reuters recorda que a OPEP+ manteve um plano para incrementar a produção de petróleo em 400.000 barris por dia (bpd) em uma base mensal, desconsiderando os apelos dos Estados Unidos para ir além desse volume a fim de manter os preços do petróleo sob controle.
O governante disse que EAU e seus parceiros OPEP+ podem continuar com a política até Setembro do próximo ano, para atingir o nível de produção verificados no período pré-pandémico.
Na perspectiva do ministro árabe, o plano de adicionar 400.000 bpd por mês pode levar a um excesso de oferta no primeiro trimestre de 2022, esperando que os EUA continuem a tirar suas reservas estratégicas de petróleo até 2025.
Por outro lado, segundo Mazrouei, investimentos insuficientes na indústria de petróleo e gás natural podem levar a um aumento nos preços da energia.