Os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) estarão já a discutir se vão concordar com um terceiro aumento consecutivo na sua produção a partir de julho, alimentando assim os receios de que qualquer aumento potencial na oferta global excederá o crescimento da procura.
A decisão poderá ser tomada na reunião da OPEP+ agendada para 1 de Junho, avança a Bloomberg, citada pelo jornal Negócios esta quinta-feira (22).
Em cima da mesa – entre várias opções em discussão – está um aumento acelerado na produção de 411 000 barris por dia a partir de Julho – o triplo da quantidade inicialmente planeada -, embora nenhum acordo final tenha ainda sido alcançado, disse o relatório avançado pela Bloomberg, que cita responsáveis da OPEP+ sob anonimato.
Por seu lado a Reuters já tinha noticiado que a OPEP+ deverá acelerar a partir de agora os aumentos na sua produção de petróleo e poderá mesmo chegar aos 2,2 milhões de barris por dia até Novembro. Com o anúncio de um aumento de 411 mil barris por dia – o equivalente a 1% da produção actual – em maio e Junho, a organização contribuiu para a queda dos preços do petróleo.
(Foto DR)
Deixe uma resposta