ONU vai cortar orçamento e pessoal

ONU vai cortar orçamento e pessoal

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou, ontem, para a necessidade de tomar “decisões difíceis e desconfortáveis” para enfrentar a crise de financiamento que a organização atravessa, projectando “reduções significativas” no Orçamento e cortes de postos de trabalho.

Apesar de a carga de trabalho da ONU aumentar a cada ano, os recursos estão a diminuir em todos os sectores. Isto também ocorre porque nem todos os Estados-membros pagam na totalidade as obrigações anuais e a muitos o fazem foram de horas.

Numa reunião informal do plenário da ONU para explicar os contornos da “Iniciativa ONU80” – um projecto que visa mudanças estruturais na própria organização multilateral –, Guterres defendeu a urgência de fundir unidades, eliminar duplicações funcionais e estruturais, e cortar nas funções que são desempenhadas noutras partes do sistema.

“Ao deslocar os postos de locais de elevado custo, podemos reduzir a nossa presença comercial” em determinadas cidades e reduzir os nossos custos” afirmou.

Guterres indicou que já foram feitas “poupanças consideráveis” em Nova Iorque – cidade onde está localizada a sede da ONU – ao rescindir o contrato de arrendamento de um edifício e a transferir os funcionários para outras instalações existentes.

“Esperamos fechar mais dois edifícios quando os seus contratos de arrendamento expirarem em 2027, com poupanças consideráveis”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.