A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as primeiras seis semanas após o nascimento de uma criança são vitais para mães e bebês.
Para a OMS os primeiros 45 dias após o parto são cruciais para assegurar a sobrevivência materno-infantil. É também nesse momento que o bebê precisa de apoio para o seu desenvolvimento e a mãe para sua saúde mental.
Segundo dados da OMS em todo o mundo, 3 em cada 10 gestantes e bebês ficam sem o cuidado pós-natal nos primeiros dias após o parto. São nesses dias que a maioria das mortes maternas e de recém-nascidos ocorre.
As consequências físicas e emocionais podem ser arrasadoras, quando não gerenciadas, mas a boa notícia é que tudo isso é tratável com os cuidados acertados para o tempo adequado.
A OMS lembra que o nascimento de uma criança é um momento que muda a vida e que o cuidado de qualidade deve ser aplicado para fortalecer os dois. “Existem a alegria, o amor, a esperança, mas é também um momento de estresse e de ansiedade para muitos”.
As seis primeiras semanas da vida de um recém-nascido são fundamentais para formar relacionamentos e estabelecer comportamentos que afetam a vida da criança, a longo prazo, assim como seu desenvolvimento e saúde.
Fonte: ONU New