Obras da Central Térmica de Temane executadas a 92%

Obras da Central Térmica de Temane executadas a 92%

As obras de construção da Central Térmica de Temane (CTT), na província de Inhambane, estão numa fase adiantada, tendo já sido realizadas em cerca e 92%, assegurou, esta segunda-feira, o vice-Presidente de Operações de Manutenção do projecto, Francisco Augujsto.

As obras iniciaram em 2022 e decorrem como o planificado, segundo o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleo (INP), que prevê a manutenção do início das operações de produção de energia.

A CTT será a maior infraestrutura de produção de energia limpa, através do gás natural de Pande e Temane, construída no país no pós-independência. Prevê-se que na fase de produção atinja 450 MW. O investimento foi de 650 milhões de dólares.  Outros 400 milhões de dólares foram investidos na construção de uma linha de transporte entre Temane e província de Maputo, com 563 quilómetros.

“É um empreendimento integrado que vai fornecer gás para a produção de electricidade e produzir gás de cozinha”, disse, Nazário Bangalane, citado pelo “Notícias”. Prevê-se o início das operações em Dezembro próximo.

Com o empreendimento espera-se que seja reduzida a pressão sobre as florestas por parte da população que ainda utiliza a lenha e o carvão, uma vez que haverá maior disponibilidade de gás de cozinha.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.