O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou as celebrações do Jubileu do Ouro da Independência Nacional, durante a cerimónia de celebração da passagem, na terça-feira (25 de Junho), do 49º aniversário da Independência Nacional.
A efeméride será celebrada sob o lema 50 anos da Independência, Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável.
Segudo Nyusi, com o lema escolhido se pretende exaltar os valores da Unidade Nacional e a Paz que se constituem em marcas indeléveis da nossa história.
“Pretendemos, igualmente, enaltecer as conquistas e realizações do povo em diversas áreas, bem como a afirmação do país na arena Internacional”, disse.
Para o PR, a Unidade Nacional, a Paz e a projecção de Moçambique no Concerto das Nações destacam-se no percurso histórico do país. Nyusi defende a valorização dessas conquistas por parte da sociedade por representarem ganhos do 25 de Junho.
“Em todas as actividades devemos exaltar e valorizar a nossa Independência como uma das nossas maiores e principais conquistas”, vincou.
Na ocasião, Nyusi avançou as actividades que vão corporizar as celebrações, nomeadamente, o lançamento da Chama da Unidade Nacional, a 07 de Abril Dia da Mulher Moçambicana, na província de Cabo Delgado, e início da marcha que levará a tocha a percorrer as dez províncias do país até à cidade de Maputo, onde vai encerrar o percurso no dia 25 de Junho na cerimónia comemorativa da Independência.
Por outro lado, o PR atribuiu insígnias de títulos honoríficos e condecorações a cidadãos nacionais pelo seu papel na Luta de Libertação de Moçambique e desenvolvimento nacional.
Deixe uma resposta