O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, garante o retorno da multinacional petrolífera norte-americana, para continuar o seu projecto de Gás Natural Liquefeito na Área 4 da bacia do Rovuma.
“A companhia petrolífera garantiu-nos que a questão não é se volta ou não, mas quando volta”, disse Nyusi, na quinta-feira, em Washington.
O PR disse que a empresa está a par dos desenvolvimentos relativos a insurgência armada em Cabo Delgado. “A ExxonMobil reconhece os esforços que estão a ter lugar em Moçambique, e espero que a qualquer momento retomem as suas actividades no país”, disse Nyusi, citado pelo ClubofMozambique.
A ExxonMobil ainda não apresentou o seu projecto de investimento final, e suspendeu as suas actividades em Cabo Delgado em 2021, devido aos ataques terroristas que ocorrem na região desde 2017.
Num outro desenvolvimento, Filipe Nysusi disse que o mundo tem uma expectativa positiva sobre Moçambique ser um membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Eleito por unanimidade por todos os membros das Nações Unidas, em Junho passado, com 192 votos, Moçambique, em substituição do Quénia como representante africano, ocupará o lugar no dia 1 de Janeiro para o biénio 2023-2024.
“Moçambique mostrou a sua visão de como quer trabalhar. Podemos nem sequer corresponder às expectativas dos outros países; cada um tem os seus próprios interesses. Mas vamos tentar escolher o caminho mais justo”, disse.
Met with Mozambican President Nyusi during the #USAfricaLeadersSummit. We discussed shared goals, including our partnership under the U.S. Strategy to Prevent Conflict and Promote Stability and explored areas of cooperation as Mozambique prepares to join the @UN Security Council. pic.twitter.com/kk45MWTEcg
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) December 15, 2022
Deixe uma resposta