O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, exortou, hoje, aos gestores da Academia Militar Marechal Samora Machel a introduzir novos cursos de formação académica.
“Queremos, sem pressionar, recomendar a Academia a iniciar uma reflexão sobrea a introdução de novos cursos como a medicina militar, direito e licenciatura em informações militares” sugeriu.
Para Nyusi, os cursos mencionados são pertinentes pela sua natureza, mas também poderão servir para responder às exigências actuais.
Segundo o também Comandante em Chefe das Forças Armadas e Defesa de Moçambique, é essencial que os militares saibam “tudo que os outros sabem” incluindo “assuntos de guerra”.
“Aliás, tenho dito que um médico militar é completo porque sabe tudo o que os outros sabem, mas sabe tratar em guerra, em movimento e em pânico” referiu.
Ele falava, na cidade de Nampula, na XVII cerimónia de graduação de oficiais, onde prometeu a continuidade da formação de militares.
“Fazemos esta exortação com a plena consciência e olhando para o futuro, porque os oficiais formados nesta academia são património de Moçambique. Devem ser capazes de exercer diferentes especialidades dentro das FADM e no país em geral” disse.
Nyusi instou aos graduados actuarem, sempre, pelo interesse e defesa da pátria “em detrimento de interesses particulares ou de algum grupo”.
Deixe uma resposta