Nyusi ambiciona construir mais 60 hospitais até finais de 2024

Nyusi ambiciona construir mais 60 hospitais até finais de 2024

Moçambique deverá construir ou iniciar a construção de mais 60 hospitais distritais até finais de 2024, de acordo com a previsão ambiciosa do Presidente da República, Filipe Nyusi. Actualmente, dos 154 distritos do país, 105 não têm hospitais.

Falando na cidade de Lichinga, na província do Niassa, na inauguração do hospital provincial local, cujas obras de requalificação e apetrechamento custaram ao Estado cerca de 540 milhões de meticais.

“Com este projecto [‘um distrito um hospital’] pretendemos acelerar o cumprimento do programa do acesso universal aos cuidados de saúde”, disse, avançando que o Governo está a organizar fundos para construir mais infraestruturas de saúde.

Segundo Filipe Nyusi, foi assegurado um financiamento para a construção de pelo menos 30 hospitais distritais nos próximos anos, durante uma conferência internacional sobre saúde realizada em Julho, em Maputo.

Por outro lado, o PR notou que 30% dos moçambicanos ainda não tem assegurado da melhor forma possível o acesso aos serviços de saúde, e que nas zonas rurais a percentagem é de 55%.

Em Julho, após um encontro com Filipe Nyusi, em Maputo, o Director Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, saudou o programa “Um distrito, um hospital”, reconhecendo que são necessários investimentos na saúde no pós-pandemia. (Notícias, Lusa)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.